segunda-feira, 21 de março de 2011

Quatro patas desabrigadas

Depois da enxurrada que atingiu São Lourenço do Sul muitos animais ficaram sem lar. Os moradores e as redes sociais foram fortes aliados na busca aos bichinhos.

Móveis e colchões na rua. Calçadas cheias de entulho. Paisagens destruídas. Esse é o cenário de São Lourenço do Sul depois da enxurrada que atingiu o município há 10 dias. Mas não foram só os seres humanos os prejudicados pela enchente, cães, gatos, cavalos e vacas também estão desabrigados.

Ao caminhar pelas ruas no último domingo, 20, era difícil não encontrar um cachorro perdido. Além desse número de animais que vagam pelas ruas, ainda existem outros que estão abrigados em casas como na da veterinária Ana Paula Vargas. “Até ontem eu tinha 13 cachorros no pátio. Hoje levei todos para a Associação Lourenciana de Proteção aos Animais (ALPA) para receberem uma assistência melhor.”, disse Ana Paula.

No momento da enxurrada, algumas famílias não conseguiram retirar seus bichos de estimação e tiveram que contar com a ajuda da população para recuperá-los. “Salvei seis cães. A maioria deles estava preso nos telhados, mas alguns ainda tentavam nadar”, contou o morador Marcelo Rickes.

Uma história inusitada, porém, surpreendeu os lourencianos. Depois de ter o pet shop invadido pela água, o proprietário Renato Coelho encontrou os seus animais através do Orkut. “Nunca imaginei que poderia achar eles em uma foto da enchente no perfil de um conhecido”, disse Coelho.

A população da Pérola da Lagoa, como as demais pessoas comovidas com a enxurrada, utilizou as mídias sociais em peso para pedir ajuda. No Orkut, a comunidade “Protetores Voluntários On Line” mobilizou os usuários a arrecadarem ração e medicamento aos bichinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário