quinta-feira, 7 de abril de 2011

Gincana - tarefa 02

Empresas recorrem a especialistas para monitorar redes sociais

Como uma forma de interação e monitoramento do público, as empresas procuram investir em profissionais especializados em mídias sociais.

As redes sociais passaram a ser uma importante ferramenta para as empresas. Twitter, Orkut ou Facebook eram vistos apenas como meios de encontrar velhos amigos, trocar mensagens ou postar fotos. Hoje, as empresas utilizam essas redes no cotidiano, como uma forma de estreitar os laços entre o público interno e externo, e para pesquisas e monitoramento do comportamento consumidor.

Corporações atentas a novas tecnologias e que querem ampliar seu espaço no mercado buscam não apenas alguém que monitore as mídias sociais, mas profissionais com domínio e conhecimento para interagir com o público e divulgar serviços, produtos ou eventos. Uma pesquisa realizada sobre o monitoramento de redes sociais demonstra a expansão desse mercado de trabalho. Realizada com 302 empresas mostrou que 70% fazem monitoramento online e 55% preferem recorrer a um profissional para cuidar do setor.


Esses profissionais são conhecidos como Social Media Optimization (SMO), que significa Otimização de Mídia Social. São pessoas especializadas em analisar redes sociais e sites, que possuam iniciativas arrojadas e requer tempo e paciência.


“É de grande importância o monitoramento das redes sociais, pois através delas se obtém o feedback de produtos e serviços com maior facilidade”, afirma o estagiário da AG2 Publics Modem, Natan Fonseca.

Muitas vezes exercido por profissionais não adequados, o trabalho de analista hoje é feito por pessoas formadas em comunicação. Como requisito é necessário ter habilidade em escrita, conhecimento de marketing e familiaridade com as redes. Ter jogo de cintura é importante também, “o analista deve pensar na melhor maneira de através da comunicação amenizar a situação encomodando o cliente. Ele deve indicar para a empresa a melhor forma de responder sobre isso”, disse a analista de redes sociais Gabriela Mello.

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