terça-feira, 26 de abril de 2011

Uso do Twitter à luz das teorias do Jornalismo

A Teoria do Agendamento virou Trending Topics e continua pautando os assuntos da sociedade.

A Teoria do Agendamento ou agenda setting é um termo bastante familiar para quem está inserido na comunicação. Essa teoria propõe a ideia de que a mídia define os assuntos a serem discutidos, destacando os de maior interesse para ela. Ou seja, a mídia nos diz sobre o que falar e pauta nossos relacionamentos.

Ao analisar o Twitter, percebemos que o número de pequenos formadores de opinião tem aumentado com a democratização dos meios de distribuição da informação. Quando as personalidades da mídia social comentam sobre um assunto, o tema vai parar no Trending topics - ou seja, uma espécie de agenda setting digital. Um exemplo bem próximo é o "Cala boca, Galvão", expressão mais citada entre os usuários do Twitter durante a Copa do Mundo de 2010. A frase não pautou somente os papos dessa ferramenta como também de toda a imprensa e gerou inúmeros comentários.

De acordo com uma
pesquisa feita pela HP Labs, cerca de 31% dos TT's são tweets retuitados e 72% desses retweets são gerados pela mídia tradicional. A HP concluiu também que a mídia tradicional tem grande influência no Trending topics, porque os assuntos mais discutidos geralmente são iniciados nessas mídias. A conexão entre mídia tradicional e social nos TT's fez com que a agência Lodduca lançasse o TwitTV. O site simula uma TV e apresenta vídeos do Youtube que possuem relação com os Trends naquele instante, permitindo que os assuntos que mais bombam no Twitter façam a programação.

Da agenda setting para o Trending Topics. Sai de cena o interesse de grandes corporações midiáticas no que é pautado dia a dia e entra a busca por número de visitantes e seguidores. O Galvão que o diga.

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