quarta-feira, 8 de junho de 2011

Debater para rever

O workshop de Ética e Liberdade de Expressão nas Redes Sociais fez com que alguns comunicadores reavaliassem os seus comportamentos na mídia digital.

O Auditório do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, nesta terça-feira (07), alunos do curso de Comunicação Social da UCPel e UFPel para discutir a participação desses profissionais nas diversas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut. Depois de quase duas horas de bate papo, a opinião foi unânime e alguns levaram a lição para casa. É preciso pensar no que se escreve.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do curso de Comunicação Social da UCPel, Raquel Recuero, compôs a mesa e abriu o debate fazendo uma revelação. “Eu também aprendi levando na cabeça. Também já publiquei várias coisas e depois me arrependi. “, disse ela. De acordo com Recuero, é preciso existir uma educação dos profissionais para o convívio com essas redes de relacionamento.

No momento das perguntas, o vereador e estudante de Jornalismo, Ivan Duarte, confessou que já recebeu muitos conselhos de colegas. “No próprio Twitter as pessoas me falavam que eu precisava tomar cuidado com o que divulgava, principalmente por ser uma pessoa pública”, disse. Para Ivan, as redes sociais são ferramentas importantes, mas que estão prejudicando os profissionais da área de comunicação por serem mal utilizadas.

A mesma reflexão fez o estudante do sétimo semestre de Jornalismo, Maurício Martins. Ao chegar em casa, o repórter da TV UCPel postou no seu microblog a seguinte frase: “depois da palestra de hoje sobre liberdade de expressão nas redes sociais, vou até apagar uns twitts comprometedores.. hehehe”, afirmou ele. Para Maurício, algumas opiniões podem lhe atrapalhar futuramente e é preciso pensar duas vezes antes de expô-las.

O evento foi uma iniciativa da turma de Teoria da Comunicação II, embasado na reportagem divulgada no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, onde comunicadores foram demitidos por causa de seus posicionamentos nas redes sociais. Participaram da mesa a professora Raquel Recuero; o proprietário da Rádio Tupanci ,Jorge Malhão; o locutor da Rádio Atlântida Pelotas, Márcio Mello; a publicitária e sócia da agência Incomum, Gisele Treptow; o advogado Marcus Cunha e o coordenador da Assessoria de Comunicação e Marketing da UCPel, Cleiton Decker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário